4 dicas matadoras para fazer um pós- vendas ideal



 

O pós-venda é um momento decisivo para reter clientes e transformá-los em promotores da empresa

De acordo com o consultor de marketing Philip Kotler, atrair novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os clientes atuais. Muito se engana quem ainda acredita que o relacionamento com o consumidor acaba no momento da venda. Se você quer que o cliente lembre da sua empresa e volte a comprar com você, o relacionamento com ele deve estar presente em todos os momentos. Inclusive no pós-venda.

 

Valorizar e estar atento aos consumidores é fundamental para fidelizar clientes que já demonstraram interesse em você e no seu produto. Mas além da retenção, um bom pós-venda pode contribuir para que os seus clientes se tornem promotores da sua marca. E isso vai aumentar ainda mais a visibilidade do seu negócio. 

 

E sim, o relacionamento após a compra do cliente pode ser feito de uma maneira eficiente, sem ser chato. Neste post vamos te mostrar quatro dicas para fazer um pós-venda ideal.

Como fazer um pós-venda eficiente

1. Peça feedbacks para os seus clientes

O conceito de feedback é simples: reação a um estímulo. Nesse caso, você precisa descobrir qual a reação que o seu produto ou serviço causou no seu cliente. As opiniões dele serão fundamentais para você descobrir o que está bom, e o que (e como) pode ser melhorado. 

 

Em outras palavras, o feedback do cliente serve como um indicador para avaliar a utilidade do seu produto, bem como seu grau de satisfação e a relação custo-benefício que ele observou.

 

Uma boa ideia para solicitar essa opinião é entrar em contato com os clientes uma semana após a compra do produto. Você pode fazer isso por e-mail. Pergunte o que acharam da experiência, se tiverem alguma dúvida ou problema durante a utilização da mercadoria.

2. Ofereça descontos

Quem não gosta de descontos, certo? Uma das maneiras mais eficazes de envolver os clientes no pós-venda é oferecendo descontos e promoções exclusivas. Mostre a ele que você o valoriza, entregando benefícios por ele ter confiado na sua marca uma vez.

 

Para obter melhores resultados, você pode criar campanhas para os clientes que demonstraram interesse ou consumiram os produtos da marca, como oferecer cupons para quem visita sua página pela primeira vez, incentivando-os a comprar.

PS: Entre em contato com os clientes em datas especiais

Vamos lembrar de um ponto importantíssimo: clientes nada mais são do que pessoas. E pessoas têm sentimentos e relacionamentos. Marcas que entram em contato com clientes em datas especiais, como aniversários, revelam sua preocupação não só com as vendas, mas também com o bem-estar da pessoa.

 

Use e abuse das datas comemorativas para dar “presentes” aos seus clientes. Descontos e promoções exclusivos nessas ocasiões são muito apreciados.

 

Se você não tiver recursos suficientes para promover as ações de marketing, uma simples mensagem de “Feliz Aniversário” terá excelentes resultados, pois ajuda a humanizar sua marca e a aproximá-la do comprador.

3. Faça lançamentos prévios para aqueles que já compraram de você antes

Promover lançamentos que priorizem os clientes existentes é excelente para fidelizá-los, pois demonstra que a marca se preocupa e valoriza os clientes antigos. Por isso, dê acesso em primeira mão às novidades de novos produtos e serviços. A exclusividade é um dos elementos básicos da fidelidade do cliente.

 

Quando sua clientela se vê como única, ela se sente especial. Mais do que um produto, ela vai ganhar uma experiência que vai além de uma relação comercial. Casos como o lançamento de produtos Apple são exemplos perfeitos dessa estratégia.

4. Tenha um ótimo serviço de suporte 

Da mesma forma que as empresas entram em contato com os clientes, os clientes também entram em contato com as empresas. E no pós-venda é extremamente importante que essa comunicação seja rápida e efetiva, afinal, o cliente já investiu na sua marca e merece a sua atenção para resolver qualquer questão.

 

Por isso é importante para a empresa manter um canal de comunicação aberto e funcional, que possa atender à demanda existente. Abandonar clientes após a venda é um dos erros mais grotescos que você pode cometer. Não caia nessa armadilha. O seu cliente pode ter tido um ótimo atendimento na compra, mas se no pós-venda essa qualidade não for mantida, dificilmente ele comprará de você de novo ou se tornará promotor da marca.

 

Lembre-se de que uma experiência ruim postada na Internet pode ser suficiente para destruir a reputação da sua empresa, especialmente em tempos atuais.

 

Com essas dicas, com certeza seus clientes ficarão ainda mais satisfeitos com o seu trabalho. Mãos à obra!

 




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