Como criar uma cultura empreendedora na sua empresa



6 passos para criar uma cultura empreendedora eficaz 

Atualmente, o termo “empreendedor” passou a significar muito mais do que apenas a perspicácia comercial necessária para transformar uma ideia em um empreendimento.

 

Hoje, “empreendedor” é algo além do que alguém que propriamente abre um negócio próprio. O termo descreve um conjunto de habilidades e mentalidade caracterizada por inovação, criatividade, risco calculado e equipe capacitada. O termo se aplica a indivíduos, equipes e culturas organizacionais. 

 

Uma cultura empreendedora é o que muitas empresas esperam da sua equipe. Principalmente no setor de tecnologia, que está cada vez mais competitivo e em rápida evolução, uma cultura empreendedora é o que a maioria das organizações deve almejar.

 

Mas a cultura organizacional não cresce sozinha. É algo que deve ser fomentado e nutrido. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!

Primeiro passo para uma cultura empreendedora

Como a maioria das soluções de negócios, o ponto de partida é a própria liderança.

 

As pessoas seguem o exemplo de seus líderes. Seus valores, prioridades e ações são guiados pelo modelo de seus superiores. Os executivos seniores definem o que a empresa deve fazer, quais devem ser os valores organizacionais e como as pessoas devem agir. Do ponto de vista de um líder empresarial, esse é o ponto de partida para conduzir uma cultura empreendedora – abraçá-la e modelá-la. Portanto, fale sobre isso, recompense e encoraje as pessoas.

 

Lembre-se, porém, de que a liderança eficaz é um equilíbrio delicado. Um local de trabalho excessivamente autoritário desencoraja as pessoas a usarem sua própria iniciativa e sufoca características que melhoram a inovação e a produtividade. Ao mesmo tempo, um ambiente excessivamente democrático carece de foco para manter a empresa caminhando em direção aos seus objetivos.

 

Empresas de sucesso garantem que suas equipes executivas demonstrem constantemente seu valor para inovação, produtividade e fluxo aberto de ideias.

Crie um ambiente de empoderamento

Uma grande parte da condução de uma cultura empreendedora é criar um ambiente onde as pessoas possam agir como empreendedores. E aqui não estamos dizendo para capacitar as pessoas, mas sim para promover o ambiente onde as pessoas se capacitam. Ou seja, para agir de forma empreendedora, as pessoas devem se sentir capacitadas para assumir a liderança e criar mudanças positivas.

 

Pense no que um empreendedor faz. Ele analisa estrategicamente as tendências do mercado, identifica oportunidades, calcula riscos, toma decisões e inspira outros a seguir seus passos. Esse é o objetivo - criar o ambiente em que sua equipe fará isso em suas atividades diárias. Para que isso aconteça, siga estes pontos-chave:

Aprenda os pontos fortes de cada indivíduo e certifique-se de que as pessoas estão exercendo funções onde podem utilizar essas características

Dê poder àquelas pessoas que demonstraram estar prontas para mais responsabilidades

 

Dê às pessoas liberdade para tomar suas próprias decisões e recursos

 

Ofereça oportunidades de treinamento e educação para ajudar as pessoas a crescer

 

Confie mais e duvide menos de seus funcionários

 

Recompense as pessoas por resolver problemas e promover os interesses da empresa

Comunique-se

Comunicação não é somente uma função fundamental da liderança, mas também parte da base de uma cultura empreendedora. No entanto, muitos líderes ficam tão atolados nas tarefas do dia-a-dia que se esquecem de dizer às pessoas para onde estão indo e como está o progresso da empresa. Não faça isso! Lembre constantemente seu pessoal sobre a visão e a direção da organização.

 

Quando se trata de comunicação, as pessoas querem sentir que estão recebendo informações importantes. Eles também querem ouvir que suas preocupações e ideias estão sendo ouvidas. Crie um ambiente aberto, através de ações como:

Compartilhamento de informações livremente

Garantia de que as informações fluem para cima e para baixo

Incentivo às pessoas a fazer perguntas abertamente sobre como melhorar as coisas

 

Essas práticas de comunicação também são fundamentais para criar um ambiente de empoderamento.

Permita falhas

Pode não parecer a princípio, mas errar é o jeito mais rápido de acertar. Falhas são normais e devem ser vistas como chance de crescimento. 

 

A inovação só é possível se os membros da equipe souberem que não serão penalizados se uma ideia falhar. Se parecer arriscado para os funcionários se arriscarem, você criará uma cultura em que as pessoas seguem apenas os processos existentes. Mas para criar uma cultura verdadeiramente empreendedora, é preciso construir um ambiente que valorize a experimentação e o aprendizado acima de tudo. 

 

Se nenhuma ideia falhar, as pessoas provavelmente não estão mirando alto o suficiente ou tentando coisas novas com a frequência que poderiam.

Dê autonomia aos seus funcionários

Uma pesquisa da Universidade de Birmingham mostra que a autonomia é a chave para a satisfação do funcionário. Além disso, quando os funcionários sentem que têm controle sobre seu ambiente de trabalho, também são mais propensos a apresentar ideias sobre como melhorar a empresa. Você pode encorajar essa inovação medindo resultados, ao invés de horas de trabalho ou atividades específicas. Compartilhe com sua equipe os resultados que deseja alcançar (crescimento de 50% ano a ano, por exemplo), mas dê a eles autonomia para decidir como chegar lá.

Documente suas iniciativas de cultura empreendedora

Para manter sua cultura, você precisa documentar as metas e os processos que utiliza. Ao criar um sistema para apresentar novas ideias à empresa, você incentiva o desenvolvimento dessas ideias. Você também capacita os gerentes a oferecer melhor suporte a seus subordinados diretos. Documente seus processos em um wiki, como o Tettra, e se quiser ser ainda mais eficiente, considere criar modelos que as pessoas possam usar para escrever resumos de produtos, documentar campanhas de marketing ou compartilhar postmortems de incidentes.

 

Anote tudo o que as pessoas precisam saber para inovar: os principais atributos da sua cultura empreendedora, o processo de envio de ideias, o formato que você deseja que as pessoas usem ao lançar um projeto, entre outros. Ao documentar tudo, você torna mais fácil para as pessoas se sentirem responsáveis. Documente esses sistemas e construa uma equipe de alto desempenho.

 





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