Como transformar um hobby em um negócio lucrativo



 

Monetizar um hobby é mais simples do que você imagina. Confira 6 dicas para fazer isso

Você tem alguma habilidade que está usando atualmente apenas em seu tempo livre? Se respondeu que sim, você pode achar que essa atividade é adequada apenas como hobby. Mas se você é bom nela, com certeza há uma chance de monetizá-la e transformar seu talento em um negócio lucrativo. 

 

Alguns dos hobbies que podem potencialmente ser rentabilizados e transformados em negócios incluem pintura, marcenaria, confeitaria, web design, treinamento de cães, maquiagem e por aí. É possível monetizar literalmente qualquer coisa que agregue valor aos outros.

 

O problema é que muitos de nós têm medo de agir, mesmo quando sabemos que temos uma habilidade comercializável. Tememos que, se tentarmos monetizar um hobby e falharmos, não sentiremos mais alegria ou satisfação com a atividade. Ou ainda, simplesmente temos medo do fracasso.

 

Esta pode ser uma proposta assustadora que pode impedir muitos indivíduos talentosos de perseguir seu sonho. Se isso soa familiar para você, então continue a leitura e veja como não cair nessa cilada!

Como transformar seu hobby em um negócio

Separamos alguns passos simples para você materializar essa ideia:

1. Crie um plano

Para começar a monetizar seu hobby, você precisa elaborar um plano. Este plano obviamente terá que ser ajustado ao longo do caminho, mas vale a pena ter uma estratégia em mente desde o início.

 

Se você quer viver do seu hobby, um bom planejamento pode ser começar a trabalhar com isso meio período. Assim você concilia com seu outro trabalho, junta dinheiro e ganha tempo para se dedicar “só” ao hobby depois. Este pode não ser o seu plano específico, mas você precisa de algo nessa linha para começar. Não adianta mergulhar de cabeça e esperar que as coisas funcionem.

2. Faça suas primeiras vendas

Você não precisa passar de um hobby para um negócio de um milhão de reais em questão de dias. Seu objetivo número um no começo é conseguir sua primeira venda. Coloque isso na sua cabeça: a sua primeira venda é a mais difícil e importante que você vai fazer. E você precisa dela para validar a sua ideia.

 

Existem muitas estratégias para realmente conseguir sua primeira venda, mas tudo depende do produto que você está vendendo. Se você vende serviço, você pode começar oferecendo uma avaliação gratuita e gerando indicações boca a boca. Se for um produto físico, uma boa colocação do produto e publicidade nos lugares certos pode levar a uma venda. Nos dois casos, use e abuse das suas redes sociais!

 

Embora você acredite em seu produto desde o início, é importante lembrar que outras pessoas não têm motivos para acreditar nele. Apresse-se para realizar a primeira venda e depois transforme uma venda em duas, duas vendas em quatro e assim por diante. E sempre, é claro, usando essas vendas como prova social.

3. Otimize seu tempo

Para muitas pessoas, trabalhar em tempo integral e depois passar horas extras perseguindo um hobby não é prático. Entre filhos, obrigações, amigos e necessidades sociais, você pode achar que simplesmente não tem horas suficientes no dia. É por isso que, especialmente nos estágios iniciais, você terá que ser criativo sobre como usar seu tempo. 

 

Crie rotina, defina horários e tente manter o planejamento ao máximo. 

4. Tenha presença digital

Não tem mais como fugir. Nos dias de hoje, todo negócio precisa de uma presença online para gerar mais atividade. Isso significa criar e manter um site, gerenciar seus perfis em mídias sociais, investir em tráfego pago e tudo o mais que for necessário para ampliar sua presença digital.

 

Entenda quem é o seu público e esteja presente nas redes que ele está. Produza conteúdo, divulgue seu trabalho e o mais importante: não desanime. O começo é o mais difícil e é a fase onde, mesmo com poucos resultados, você precisa manter constância.

5. Utilize e amplie seu networking

Novas pessoas vão chegar até você através da internet, mas é inegável que boa parte do sucesso nos negócios acontece por meio do boca a boca e do networking. Você tem que estar preparado para ser ativo neste lado da autopromoção também.

 

Encontre clubes, conferências e grupos em sua especialidade que atendem a outros profissionais do nicho. Você aprenderá muito nesses eventos e terá a chance de se misturar com pessoas que estão no mesmo estágio que você, e de preferência um pouco mais longe. 

 

E nunca subestime as pessoas que você já têm na sua vida, como família e amigos. Com certeza as primeiras vendas serão feitas para conhecidos. Trate-os como clientes de verdade!

6. Trate seu hobby como um negócio

O conselho final é tratar seu hobby como um trabalho. Se você quer que ele se torne sua principal fonte de receita algum dia, você deve dar a atenção que ele merece.

 

Arranje tempo para trabalhar e se aprimore em seu hobby, leia sobre a área, aprenda sobre vendas e marketing e dedique-se à melhoria constante. É assim que se alcançam resultados positivos.

 

Quanto mais você esperar para agir, mais você provavelmente vai se convencer a desistir de seguir seu hobby. Embora não seja sensato mergulhar prematuramente e apresentar um produto ou serviço de baixa qualidade, você também não quer pensar demais no desafio. Apenas comece de onde você está!





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