Dicas e práticas para se tornar um empreendedor bem-sucedido



 

Confira 12 ações primordiais para começar a executar agora mesmo

Um empreendedor é alguém que oferece ideias, produtos ou serviços para resolver problemas para o mundo. O caminho do empreendedorismo é construído de maneira diferente para cada indivíduo, mas existem certas características que todos devem ter.

 

Todos os empreendedores de sucesso precisam estar preparados para o fracasso e as críticas, e devem estar constantemente aprendendo e se aprimorando. Não existe receita secreta ou santo graal para se tornar um empreendedor bem-sucedido, mas existem dicas e práticas que podem com certeza facilitar esse caminho. A seguir você confere quais são!

12 ações para se tornar um empreendedor de sucesso

1. Crie um plano de negócios

Um plano de negócios serve para materializar suas ideias no papel. Esse documento ajuda você a visualizar como seu negócio será operado. Em resumo, seu plano de negócios deve responder pelo menos às seguintes perguntas sobre o seu negócio:

Qual é o seu produto ou serviço? 

Quais são suas prioridades para a empresa?

Onde você estará operando seu negócio? 

 

Onde você quer estar daqui a cinco anos?

 

Qual é o seu público-alvo? 

 

Quem é a sua concorrência?

 

Como serão executadas as operações do dia-a-dia, em cada uma das áreas da empresa? 

2. Não pare de estudar

Seja um aprendiz voraz. Seja através de cursos, eventos online e presenciais, podcasts, livros técnicos, faculdade.. O importante é nunca parar de aprender, pois como empreendedor você sempre terá novos desafios. Quanto mais bagagem você tiver, melhor. 

3. Busque mentores

Ter um mentor em quem você pode confiar é um recurso valioso. Quer você esteja em um grupo idealizador ou tenha mantido contato com seus ex-professores ou outros colegas de trabalho, a orientação é sempre valiosa. Trabalhe com alguém que escalou a mesma montanha que você está tentando navegar para encurtar sua curva de aprendizado.

4. Construa relacionamentos fortes

É sempre um grande objetivo aprender, fazer conexões e promover o seu negócio. Os empreendedores de sucesso estão cientes de como eles e seus negócios são vistos e, portanto, devem fortalecer sua presença por meio de eventos de networking, conferências e mídias sociais. Ao cultivar conexões de negócios, sua empresa pode se beneficiar da contribuição de terceiros, tanto de colegas quanto de mentores.

5. Otimize sua rotina

Crie sua própria rotina para melhor atender às necessidades do seu negócio. Os empreendedores modernos têm a capacidade de romper com os parâmetros das 9 às 5 dos trabalhos tradicionais. A tecnologia facilitou esse fenômeno, especialmente porque os empresários estão cada vez mais aptos a trabalhar fora do escritório. 

 

Mais do que nunca, líderes empresariais estão adotando horários de sono não convencionais para capitalizar as janelas produtivas durante seus dias ocupados. O CEO da Apple, Tim Cook, por exemplo, acorda às 3h45 diariamente, mas ainda consegue dormir sete horas indo para a cama por volta das 20h45. 

 

Encontre o que funciona melhor pra você, e descubra os horários onde seu trabalho flue melhor.

6. Seja flexível

Manter-se flexível é importante para empreendedores que estão constantemente gerando planos de negócios. A capacidade de se adaptar a circunstâncias inesperadas pode ajudar a manter suas ideias novas e inovadoras, forçando você a procurar alternativas. Ser receptivo às opiniões dos outros ou entender que sua ideia pode ter que mudar são duas maneiras simples de praticar a flexibilidade.

7. Cerque-se de pessoas inspiradoras e trabalhadoras

É benéfico trabalhar com outras pessoas que são tão dedicadas e apaixonadas por uma carreira empreendedora quanto você. Os colegas podem motivar uns aos outros para o sucesso por meio de uma competição amigável e um impulso para o sucesso. Quer você faça parceria com esses indivíduos ou os contrate como funcionários importantes para o seu negócio, cercar-se de trabalhadores dedicados pode ajudar a aumentar a produtividade do seu negócio. Também é algo importante para lidar com o lado solitário do empreendedorismo.

8. Mantenha o controle sobre suas finanças

Saber quanto dinheiro você e sua empresa têm disponível para gastar pode ajudá-lo a priorizar o que é mais importante e como ajudar sua empresa a crescer com mais eficiência. Uma maneira de fazer isso com eficiência é criar um orçamento e marcar um horário todos os meses para revisar suas finanças. Considere contratar um consultor financeiro ou outro profissional para analisar suas finanças e explicá-las em termos cotidianos.

9. Busque feedbacks constantes

Ouvir as opiniões de outras pessoas sobre uma ideia ou decisão pode ajudar um empreendedor a fazer escolhas inteligentes que podem beneficiar seus negócios e carreira. Pedir feedback pode ser uma ótima maneira de aprender novas ideias e expandir seu pensamento. Se você já tem partes do seu negócio ou empresa no mercado, considere coletar feedback dos clientes para obter ainda mais insights e saber como você pode atendê-los melhor. Uma coisa é certa: não importa o quão bom seja um negócio, sempre há espaço para melhorar.

10. Confie no seu instinto

Os empreendedores precisam tomar decisões importantes sobre finanças, emprego, projetos e marketing, que podem se beneficiar do uso da intuição. Os instintos, quando aliados à experiência e ao conhecimento, podem ajudar os empreendedores a desenvolver seus negócios. Se você tem um bom pressentimento de que uma decisão beneficiará sua empresa, mesmo que outros discordem, às vezes esse sentimento vem de um forte conhecimento de negócios e pode ser útil segui-lo.

11. Saiba como se promover (e perca o medo disso)

Promover a si mesmo e suas habilidades empreendedoras é fundamental. Ele pode mostrar aos investidores e empregadores em potencial sua determinação e informá-los sobre suas ideias de negócios. Pratique sua autopromoção sempre que puder para que, quando uma oportunidade se apresentar, como uma reunião com investidores, você possa falar sobre você e suas ideias com confiança.

12. Continue inovando

Um negócio que para no tempo deixa de ser competitivo. É importante manter sua marca sempre atualizada e com novidades para que os clientes não sintam que ela está “estagnada”. Continuar criando ideias e produtos inovadores dentro da sua realidade é fundamental para manter seu negócio relevante no mercado competitivo. Assim, você pode aumentar sua base de clientes e a lucratividade de sua empresa. Quanto mais você inovar, mais chances terá de avançar.





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens