Economia criativa: 5 ideias para empreender na área



 

O que é economia criativa e como empreender nesse mercado? Confira nesse post

Se você reparar bem, quando as pessoas perguntam a uma criança o que ela quer ser quando crescer, a resposta é quase sempre algo criativo. Uma bailarina, cantora, escritora, designer.. Geralmente as respostas giram em torno de algo na veia criativa. Perseguir sonhos criativos é algo fofo para uma criança, mas quando você precisa de fato “ganhar a vida”, todos esperam que você parta para uma atividade mais prática.

 

Mas não são todos que conseguem se empolgar com uma carreira em contabilidade, saúde ou qualquer outro setor restrito. E é por isso que a economia criativa está tão em alta hoje. 

 

Apesar dos estereótipos, as carreiras criativas podem fornecer uma renda estável e segura. Essas carreiras, inclusive, fazem parte de uma força econômica motriz que está agitando o mercado de trabalho no Brasil e no mundo.

O que é economia criativa

Em resumo, é uma economia que incentiva a criatividade. A economia criativa acelera o crescimento e a vitalidade da sua comunidade a longo prazo, incentivando as pessoas a serem autênticas. Os investidores em economias criativas incentivam direta e intencionalmente pessoas, lugares e setores que trazem à tona ideias, empregos e vozes para todos. 

 

A economia criativa abrange carreiras em fotografia, design gráfico, design de moda, cinema, arquitetura, publicidade, jogos eletrônicos, música e muito mais. Se você acha que essas carreiras são apenas para pessoas com “dom” ou "sortudas", está enganado. 

 

As empresas da economia criativa criam mercados informando e educando os consumidores sobre produtos que são orgânicos, sustentáveis e éticos. Investir na economia criativa também é apoiar a infraestrutura da qual muitos criativos e artistas dependem – moradia para criadores; arte comunitária; narrativa e história da comunidade. Todos esses são exemplos da economia criativa mais ampla que buscamos construir enquanto trabalhamos para criar uma comunidade próspera e uma economia desejável.

 

Com uma baixa barreira à entrada, mais pessoas do que nunca estão embarcando em carreiras criativas, tanto por meio de empregos convencionais quanto de empreendimentos freelancers. Isso não é ruim, mas significa que alguns criadores estão enfrentando uma concorrência cada vez maior por seus trabalhos. Isso não significa necessariamente uma crise de emprego no setor criativo, mas sim possíveis problemas de crescimento à medida que o setor se adapta à era digital.

Como empreender na economia criativa

Aqui estão algumas ideias do que você pode explorar nessa economia:

1. Ensine uma habilidade que você domina

Como os trabalhadores criativos tendem a ter conhecimento em suas áreas, eles podem construir um negócio em torno do ensino das muitas habilidades que aprenderam e praticaram ao longo do tempo. Essas habilidades podem ser técnicas, criativas ou até mesmo incluir skills interpessoais como negociação, networking e comunicação. Se você tem uma habilidade que levou muito tempo para dominar e tem demanda, você pode considerar ensiná-la por meio de aulas, cursos, treinamentos ou até mesmo consultorias.

 

Existem diversas plataformas que você pode utilizar para vender essas aulas, como a Hotmart ou Eduz. Mas você também pode criar seu próprio site ou aplicativo, ou até mesmo ensinar por videochamadas no Whatsapp, caso sejam aulas particulares.

2. Transforme suas habilidades em produtos

Outra maneira de ganhar dinheiro na economia criativa é pegar suas habilidades e conhecimentos especializados e transformá-los em produtos. Esses produtos costumam ser usados por pessoas que precisam de sua habilidade, mas não a possuem. 

 

Por exemplo: esses produtos podem ser presets de edição para fotos, modelos de site, modelos de design personalizáveis ou planilhas e dicas que simplificam processos complexos.

 

Ao contrário dos serviços, que geralmente têm preços personalizados e exigem muito tempo individual com cada cliente, os produtos devem ter preços simples e não são feitos sob medida para cada cliente.

3. Publique conteúdo

Quando se trata de ideias, uma maneira de fazê-las brilhar é criando um conteúdo envolvente que atraia seu público-alvo. Este conteúdo pode ser independente para ajudá-lo a se estabelecer como uma personalidade séria na economia criativa, ou pode ser seu próprio empreendimento de geração de renda.

 

Um exemplo popular disso é o site Brain Pickings. A escritora Maria Popova inicialmente iniciou o site como um projeto pessoal para seus amigos, mas acabou se tornando um dos sites mais populares da web e foi até incluído no arquivo permanente da Biblioteca do Congresso.

 

O site gera receita por meio de doações de leitores e comissões de afiliados dos livros sobre os quais Popova escreve. Embora o site não tenha anúncios, muitos outros criadores de conteúdo costumam usar publicidade para ganhar dinheiro com seu conteúdo.

 

Além dos blogs, os criadores de conteúdo também podem produzir podcasts, vídeos e mídias como TikToks e Reels.

4. Fornecer uma plataforma para outros criativos

A ideia principal em uma economia criativa geralmente é fazer algo você mesmo, mas também é importante fazer parceria com outros criativos e dar a eles uma plataforma para promover suas ideias e produtos. Isso pode ocorrer na forma de eventos pagos, como convenções, workshops e painéis de discussão. Você também pode trabalhar na publicação, promoção e distribuição do trabalho deles. Neste modelo, é como se você fosse o dono da galeria ou o negociante de arte em vez de um artista.

 

Uma economia criativa é também uma economia colaborativa. Por isso, junte-se a outros profissionais!

5. Crie ferramentas tecnológicas para solução de problemas

Para os mais inclinados tecnologicamente, criar invenções ou inovações que solucionem problemas é uma ótima maneira de causar impacto na economia criativa. Esses produtos geralmente são a saída de processos como a "inicialização enxuta", que requer muito feedback do usuário e iterações de design, com o objetivo de liberar um produto rapidamente.

 

Sua inovação não precisa mudar o mundo - embora isso ajude - ela só precisa resolver um problema doloroso para os outros. Se você deseja que seja lucrativo, seus usuários-alvo também devem estar dispostos e aptos a pagar por sua solução.





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens