Empreendimento na Agricultura Familiar – 'SUCESSO DO MEU NEGÓCIO' - Case vencedor dezembro/16



Empreendimento na Agricultura Familiar – "SUCESSO DO MEU NEGÓCIO" - Case vencedor dezembro/16 

Jerusa Rosa da Silva é formada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e, desde sua graduação, tem como foco a Extensão Rural, atuando principalmente em agroecologia, agricultura familiar, circuitos curtos de comercialização, feiras e alimentos orgânicos. Tomou seu primeiro crédito junto ao Banco do Empreendedor em 2015, quando era colaboradora do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAFUFSC), onde participava das atividades de pesquisa e extensão relacionadas diversos segmentos sociais dos agricultores familiares em SC e Sul do Brasil. 

As atividades do Laboratório geram alternativas de diversificação produtiva em áreas de produção de tabaco, através da ampliação de comercialização de produtos de agricultores familiares da região de SC que almejaram desenvolver sistemas de produção agroecológicos.

Paralelo à atividade, participou do projeto “Box Produtos Orgânicos Florianópolis”, o primeiro dentro de uma Central de Abastecimento (CEASA-SC) no Brasil - que possibilitou que os agricultores da região tivessem um ponto de reunião e distribuição de alimentos orgânicos na RMF, fortalecendo a identificação de circuitos curtos, a cliente era uma das responsáveis em divulgar e prospectar a venda destes produtos na grande Florianópolis. 

Sempre foi a favor do fortalecimento da comercialização para a agricultura familiar agroecológica. Como teve contato com muitos fornecedores e restaurantes trabalhando no Box – Ceasa, identificou que havia a carência de cogumelos orgânicos, sem agrotóxicos, de boa qualidade e com preço justo, foi ai que fez uma parceria com a “Associação de produtores de Cogumelos in natura” localizada em São Roque – SP. Criou a Ellite Cogumelos, que atenderá a região da grande Florianópolis, expandindo para o estado. Seu produto é diferenciado e único na região, pois os cogumelos são produzidos em turfa importada holandesa, razão pela qual nascem quase sem terra. 

O pouco que tem é devido ao momento em que quebra-se o pé na colheita e vem a terra que está abaixo da turfa, desta forma, não é necessária a utilização de agrotóxicos, pois a turfa substitui a terra adubada que é inserida quinze dias após o substrato. A técnica resulta em melhor qualidade do alimento, textura, sabor, e maior tempo de durabilidade (armazenamento). Com seu negócio, a cliente apresenta um produto de qualidade inigualável na região, incentiva o consumo de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos e apoia a Agricultura Familiar, mantendo seu propósito desde o início de sua carreira, sempre visando o crescimento de forma sustentável e contando o com o apoio do Banco do Empreendedor para o sucesso de seu negócio.

Jerusa Rosa da Silva é atendida pelo agente de crédito do Banco do Empreendedor, Aline Martins Santos, da Unidade Sul da Ilha.

Visite nossa página no Facebook  e confira mais fotos da empreendedora. facebook.com/bancodoempreendedorsc

 





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens