Como ajudar o pequeno negócio local durante a crise do coronavírus



 

Os pequenos negócios locais  são os que mais sentem o impacto causado pela crise do coronavírus, entretanto, atitudes simples dos consumidores fazem toda a diferença nesse momento, podendo contribuir mais do que se imagina para ajudá-los a enfrentar a crise do coronavírus.

 

O mundo está se mobilizando atrás da cura do novo coronavírus. Enquanto a cura não é encontrada o isolamento social é a medida mais eficaz para conter o avanço da doença, que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. 

 

Com o isolamento social o fluxo de pessoas nas ruas diminui, fazendo que o comércio tenha menos movimento, enfrentando grandes dificuldades financeiras. 

 

O pequeno negócio significa muito na economia nacional. As microempresas e os pequenos negócios representam 27% do PIB do país e 44% do salário dos trabalhadores, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Apesar da sua importância, o pequeno negócio é o elo mais frágil da corrente da economia, principalmente em períodos de crise, como o que estamos passando. Afinal, não possuem a mesma estrutura e acesso a investimentos como as grandes empresas.

 

Poucas microempresas possuem se quer uma reserva para suportar ao menos um mês de crise. Ajudar o pequeno negócio local é preservar empregos e a renda de várias famílias brasileiras.

 

O momento exige reflexão sobre as nossas atitudes e o que podemos fazer para contribuir com o enfrentamento da crise do coronavírus. Empreendedores ou não, somos todos consumidores! E como consumidores todos podem ajudar. 

 

Ajudar o pequeno negócio local é importante para quem reside na região, não somente durante a crise do coronavírus. Afinal, valorizar o comércio local é valorizar o seu lar.

 

Apoiar o pequeno negócio é sempre importante porque trazem benefícios para a comunidade local como:

 

- Mais oportunidades de emprego na região;

- Mais impostos, ajudando a economia da cidade a girar;

- Funcionários que transitam na região acabam comprando de outros negócios locais;

- Mais opções de compras, gerando concorrência, e com isso os preços ficam mais atrativos;

- Mais serviços e mercadorias próximos de você, evitando se deslocar até grandes centros;

- O pequeno geralmente compra do pequeno, ajudando um você também ajuda os outros.

 

Durante a crise ajudar o pequeno negócio local é especialmente importante para:

- Preservar empregos;

- Ajudar as empresas a sobreviverem durante e após a crise;

- Comprar próximo de casa evita maior deslocamento, ficando menos expostos e diminuindo as chances de contrair a doença;

- Diminui a propagação do coronavírus.

 

Já vimos que é realmente importante ajudar o pequeno negócio local. Separamos aqui algumas dicas de como você pode apoiá-los e ajudá-los a enfrentar a crise do coronavírus.

 

1.Dar preferência por comprar do pequeno.

 

Por ir atrás de empresas que ofereçam preços ou produtos mais atrativos, nem sempre compramos do pequeno, mas neste momento é muito importante que se compre tudo o que for possível do pequeno negócio que está perto de você.

 

O pequeno negócio pertence normalmente a uma pessoa que também é da região, e como já comentamos aqui, tem por hábito comprar de outras empresas pequenas e que costumam ser da localidade.

 

Com isso você acaba por formar uma rede, onde o pequeno compra do pequeno e todos se ajudam mutuamente, se fortalecendo entre si. Assim os benefícios são sentidos por todos. 

 

Por isso, tudo que for possível compre do pequeno e do que está mais próximo de você. Isso evita que você tenha que se deslocar demais, ficando ainda mais protegido e contribuindo para a economia local. 

 

2.Comprar de quem é pouco conhecido.

 

Mesmo entre os pequenos negócios locais, tem aquele que com certeza está bem próximo de você e que por variados motivos nunca comprou deles.

 

Esse é o momento ideal para você descobrir o que tem próximo de você, descobrir novos sabores ou novos serviços. Você pode se surpreender com o que tem perto de você! E ajudar quem mais precisa. 

 

3.Comprar pelo Delivery

 

O setor  de bares e restaurantes brasileiro é composto basicamente por pequenos negócios locais. Junto com o setor de turismo, o de alimentação fora de casa foi um dos mais atingidos. 

 

A alternativa encontrada para bares e restaurantes foi investir no sistema de delivery. E são as vendas por entrega que tem mantido essas empresas funcionando nesse momento. 

 

Para ajudar ainda mais os bares e restaurantes faça o pedido por canais de atendimento próprio do estabelecimento, como o telefone,aplicativos próprios ou whatsapp. 

 

Evite as grandes plataformas de delivery, pois eles cobram taxas dos restaurantes, por vezes bem altas, diminuindo a margem de lucro deles.

 

Não deixe de tomar os devidos cuidados ao receber o seu pedido, higienize bem as mãos, use máscara e evite contato com o entregador. Com isso, você pode consumir com muito mais segurança.

 

4.Conheça as opções de compras antecipadas

 

Muitos negócios adotaram a prática de vendas antecipadas. Isso pode ser por meio de um voucher, um cartão presente ou vale-compras.

 

Essa prática tem ajudado diversos tipos de estabelecimentos, como salão de beleza, manicure, restaurantes, lojas de presentes, etc.

 

Você adquiri um desses cartões ou vale-compra agora, gerando receita para o pequeno negócio local e usufrui do serviço, ou produto, quanto a crise acabar e as atividades voltarem ao normal. 

 

5.Divulgar nas redes sociais

 

Outra forma muito simples de ajudar o pequeno negócio local pe divulgando em suas redes sociais produtos e serviços que consumiu do pequeno. 

 

Se você gostou, dê sua opinião, ela pode motivar outras pessoas próximos de vocês a experimentar. O marketing boca a boca é muito forte, e com as redes sociais podemos atingir muito mais pessoas.

 

Algumas empresas possuem perfil onde divulgam pequenos negócios. Como é o caso o instagram do Banco do Empreendedor. Lá você encontra um template onde pode divulgar pequenas e microempresas. 

 

No Instagram também postamos algumas dicas de como você pode ajudar mais ainda o pequeno negócio durante a crise, confere lá e não deixa de seguir para ficar por dentro do que está rolando de novo para os empreendedores. 

 

6.Interaja com as redes sociais do negócio

 

Além de divulgar, outra forma de ajudar o pequeno negócio local é interagindo com as redes sociais deles. Seguindo, comentando o que mais gostou, curtindo, compartilhando com amigos. 

 

Essa interação aumenta o engajamento do perfil do pequeno negócio na rede social, fazendo com ele tenha mais engajamento e consiga alcançar mais pessoas com suas publicações. 

 

7.Conscientize as outras pessoas 

 

Conscientizar as outras pessoas sobre a importância de comprar e apoiar e pequeno negócio é uma medida muito importante. Com isso você estimula mais pessoas a consumirem na localidade, e elas podem influenciar outras pessoas ainda. 

 

Você pode divulgar materiais que mostram a importância de comprar do pequeno, como esse texto, se você gostou. Divulgue para seus amigos, nas suas redes sociais, mostre que essa causa é de todos.

 

Juntos somos muito mais fortes e podemos formar uma verdadeira rede de apoio, amenizando os efeitos causados pelo coronavírus, passando juntos por mais um momento de enorme dificuldade para todos. 





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens