Vantagens de ter uma empresa 100% legalizada



 

As vantagens de ter uma empresa 100% legalizadas são várias, com  destaque para o fato de ser a única maneira de você proteger a sua empresa de multas, processos e perda de possíveis contratos, além de proteger o seu patrimônio pessoal de qualquer ação contra a empresa. 

 

A falta de conhecimento no assunto faz com que muitos empreendedores mantenham suas atividades na informalidade. O mito de que empresas formais pagam mais impostos afasta muitas empresas da formalidade. 

 

O processo demasiadamente burocrático desmotiva o empreendedor a seguir em frente com a legalização da sua empresa. A realidade é que o processo não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, sendo que os benefícios de ter uma empresa 100% legalizada compensam esse trabalho. 

 

Para que seu empreendimento seja duradouro e desfrute de todo o potencial lucrativo que tem é indispensável que esteja dentro de todas as exigências legais.

 

Separamos aqui algumas das principais vantagens de ter uma empresa 100% legalizada, continue a leitura para conhecer cada uma delas. 

 

CNPJ

 

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, é o que identifica a sua empresa dentre todas as demais. É o documento principal da sua empresa, similar ao Cadastro da Pessoa Física - CPF. 

 

Com o CNPJ a sua empresa nasce, ele tem personalidade jurídica, e através dele é que você tem acesso a todas as outras vantagens que listamos a seguir. 

 

Caso você queira virar MEI, o CNPJ sai automaticamente na hora do seu cadastro. Para mais informações acesse o site oficial do governo: www.portaldoempreendedor.gov.br

 

Proteção Patrimonial

 

Com o CNPJ você consegue registrar a sua empresa corretamente, e com isso separar o patrimônio da empresa do seu patrimônio particular. 

 

Essa distinção é importante porque caso a empresa venha a obter alguma dívida ou processo, essas ações não atingirão o seus bens pessoais, deixando-os protegidos. 

 

Com isso o empreendedor tem mais segurança ao empreender. Para isso não basta apenas ter o CNPJ, é importante saber  como não misturar as contas da pessoa física com a da jurídica. 

 

Se o sistema jurídico identificar confusão das contas, misturando seus gastos com o da empresa, pode configurar uma descaracterização da pessoa jurídica, perdendo assim todos os benefícios, inclusive a proteção do patrimônio particular. 

 

Emissão de Nota Fiscal

 

Somente quem tem CNPJ pode emitir notas fiscais. Emitir nota fiscal passa muito mais credibilidade da empresa no mercado, pois somente as empresas legalizadas fazem isso. 

 

As notas fiscais são indispensáveis em vários casos. Em empresas de grande porte por exemplo, o financeiro só libera a verba diante da apresentação de uma nota fiscal. Se você não emite, pode perder oportunidades. 

 

Caso na sua empresa você ainda não tenha um sistema de emissão de notas, experimente a conta digital Empreende+. Com ela sua empresa poderá emitir notas em poucos cliques.

 

Benefícios sociais

 

Somente empresas legalizadas podem recolher valores relativos a contribuições sociais, como o INSS. Importante contribuição para garantir seguro social em caso de acidente e aposentadoria aos colaboradores e sócios da empresa. 

 

Se não cumprir com a contribuição social correta de seus colaboradores a empresa corre o risco de sofrer ações trabalhista, devendo ressarcir os valores negligenciados, acrescentado de multas. 

Participar de licitações

O setor público é um dos que mais consomem no país. Todas as compras desse setor, sejam de produtos ou serviços, são realizadas por meio de licitações. 

Os tipos de licitações são variados e podem conter exigências específicas. Independente do tipo de licitação, somente empresas totalmente legalizadas, que possuem CNPJ, tem o direito de participar. 

Comércio com o exterior

 

Comercializar com o exterior só é permitido para empresas que cumprar todas as exigências legais, tanto nacionais quanto as internacionais. 

 

Você pode ter um ótimo produto, com preço atrativo, mas se não estiver na legalidade não poderá vender para esse mercado. 

 

Linhas de crédito

 

Empresas legalizadas têm acesso à captação de recursos junto a instituições financeiras. São ótimas oportunidades para conseguir bons empréstimos ou financiamentos. 

 

Existem linhas de créditos especiais para pequenos e médios empreendedores, com taxas e juros mais baixos. Ótimo para injetar mais capital de giro na sua empresa, tirar aquele investimento do papel, contratar mais colaboradores, adquirir novos equipamentos, etc.

 

O Banco do Empreendedor oferece linhas de créditos especiais para o pequeno e médio empreendedor. Como o Juros Zero, linha de crédito especial com juros zero para quem paga as parcelas corretamente. 

 

Mais segurança para a sua empresa

 

Se a sua empresa atua na ilegalidade ela pode ter que fechar as portas a qualquer instante por uma batida judicial. Até mesmo um concorrente pode fazer essa denúncia anonimamente. 

 

A única forma de fugir desses problemas de denúncia e abordagens judiciais é estando legalizado. Falamos muito do CNPJ até aqui, mas ele é apenas um dos documentos que você deve ter.

 

A depender do tipo de atividade você precisa adquirir um alvará especial. Aqui reforçamos a importância de um profissional de contabilidade. Ele é quem sabe que documentos você precisa adquirir e quais encargos tem a pagar. 

 

O contador também é o profissional a ser procurado para garantir o benefício a seguir.

 

Tributação adequada

 

Apesar do mito de que empresas legalizadas pagam mais impostos, o que acontece é o contrário. Com a ajuda de um contador, você pode enquadrar a sua empresa em um regime tributário adequada para a sua atividade. 

 

A depender do seu enquadramento, os impostos sobre a pessoa jurídica são menores que os da pessoa física, sendo mais econômico declarar os gastos da empresa na tributação correta. 

 

Esse é o caso do MEI, Microempreendedor Individual, um sistema de tributação com vantagens exclusivas para o pequeno empreendedor, como uma taxação simplificada, com alíquotas mais baixas. 

 

Melhor relação com fornecedores

 

Para algumas empresas é essencial que as transações sejam feitas com a devida emissão de notas fiscais. Isso passa muito mais credibilidade para as empresas negociantes. 

 

Com mais credibilidade na parceria, abre-se margem para negociar melhores condições de pagamento e prazos. Você não fica refém de um fornecedor, permitindo escolher entre os melhores preços e produtos. 

 

Para emitir a nota fiscal, sua empresa pode usar o Empreende+. Entre no site e confira todas as vantagens: www.bancodoempreendedor.org.br/empreedemais

 

Visão da marca

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos a todos os detalhes na hora de escolherem por um produto ou serviço. Nessa corrida as empresas legalizadas já saem na frente. 

 

Uma empresa que não emite nota fiscal, pode passar uma imagem de estar sonegando, agindo na ilegalidade, e com isso construir uma imagem negativa para o consumidor..

 

Muitos clientes podem nem pedir a nota fiscal, mas se um pedir e você não puder oferecer será um grande constrangimento, podendo até ser motivo de perda da venda.

 

Evite esse constrangimento e outros problemas. Se você ainda não é legalizado, não perca tempo e procure um contador para orientar você. Essas e outras vantagens de ter uma empresa 100% legalizada estão à espera do seu negócio. Invista e potencialize os ganhos os seus ganhos. 

 





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens