Você está em: Conteúdos

Contas online: como a segurança digital do usuário é garantida


Contas online: como a segurança digital do usuário é garantida

 

Veja como funciona um ambiente digital seguro em contas online.

As contas 100% digitais trabalham para que o ambiente online seja seguro. A segurança digital dos usuários está em primeiro lugar para as instituições, na intenção de atrair clientes que ainda preferem o sistema tradicional.

Por isso, o investimento em tecnologia de segurança no ambiente digital tem sido cada vez mais crescente, fazendo que com que as instituições sejam seguras e garantam total controle de acesso aos clientes ao efetuarem suas transações.

Até mesmo em relação ao envio e conferência de documentos online, a tecnologia e os recursos de inteligência artificial permitem que isso seja feito com máxima segurança e conforto ao cliente, que não precisa mais se dirigir até uma agência.

Aliás, em muitas contas digitais as agências físicas nem sequer existem, mostrando que é possível, sim, atuar em um ambiente digital amplamente seguro e eficiente.

Acesso na palma da mão

Segundo pesquisa sobre tecnologia bancária divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente em 2018 foram abertas 2,5 milhões de contas pelo celular. O número de contas abertas por internet banking também teve um aumento significativo, passando de 26 mil em 2017 para 434 mil em 2018.

Esse crescimento na oferta de serviços digitais se dá pela necessidade das instituições em facilitar e ampliar o acesso dos consumidores aos serviços bancários, em um mundo onde os smartphones são a principal ferramenta de comunicação, entretenimento e, claro, negócios.

Ou seja, toda a demanda de recursos investidos em segurança digital e tecnologia de inteligência artificial vai ao encontro da necessidade dos clientes. Afinal, instituições financeiras são estruturas fortemente regulamentadas, e por isso, bastante complexas, mas que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Por isso, o grande desafio é entregar ao cliente sempre a melhor e mais inovadora experiência, sem comprometer essa estrutura.

Métodos de segurança digital em contas online

Existem atualmente uma série de dispositivos e recursos de segurança para proteção de dados, garantindo o sigilo do cliente no ambiente digital da sua conta.

Um desses recursos é a criptografia, que permite que as informações trocadas entre o usuário da conta e a instituição sejam decodificadas apenas pelos envolvidos na operação. Assim, senhas e dados pessoas ficam protegidos através de códigos.

Além disso, existem diversos dispositivos de segurança digital para o acesso à conta e validação de transações, que mudam de instituição para instituição. Algumas contas, inclusive, fazem uso de mais de um dispositivo.

Vejamos os principais mecanismos de acesso das contas digitais: 

Módulo de segurança

Esse é o primeiro e principal recurso de segurança para o acesso a contas digitais através do Internet Banking. A maioria das instituições só permite o acesso depois que o cliente instala um programa ou extensão de navegador, que autorizará o login e as operações feitas virtualmente.

Cartão de senhas

Outra forma de validar as transações bancárias em contas digitais vem em forma de um cartão com uma quantidade limitada de senhas. A cada acesso, o sistema solicita uma nova senha de acordo com sua posição (número indicativo) no cartão. Esses cartões são atualizados periodicamente, já que cada senha só pode ser utilizada uma única vez.

Token

O uso de token também é um recurso de segurança para acesso a contas online. Através desse dispositivo, bastante parecido com um pendrive são geradas novas senhas durante curtos períodos de tempo, garantindo uma comunicação mais segura entre o banco e o cliente no ambiente digital.

Caso haja perda ou roubo do token, as informações ainda estarão protegidas, já que as senhas mudam constantemente.

Chave de segurança

As chaves de segurança são senhas formadas por letras ou números aleatórios, ou uma combinação de ambos, e que identificam o cliente durante as operações, inclusive nos caixas eletrônicos. A sequência é pessoal e única para cada conta.

Envio de SMS

O dispositivo de segurança digital por SMS consiste no envio de mensagens de texto para o celular do cliente contendo uma senha temporária, utilizada para validar transações ou mesmo para o acesso à conta.

Leitura de impressão digital

O leitor de impressão digital pode ser considerado o dispositivo mais atual e seguro de acesso às contas online. Ele é possível graças à tecnologia de leitura dos smartphones que possuem essa funcionalidade. Além de ser habilitado para o acesso, também é possível usar o leitor de impressão digital para autorizar transações.

O cliente também é responsável pela segurança da conta

Obviamente, é papel das instituições garantirem a segurança dos dados e proporcionar a melhor experiência ao usuário. No entanto, existem algumas práticas a serem evitadas ou consideradas, que fazem parte da responsabilidade do cliente sobre sua própria conta digital.

Alguns comportamentos de risco tornam qualquer sistema mais vulnerável do que deveria ser, e todo cuidado é necessário para tornar efetivo o investimento em segurança digital feito pelos bancos. 

Veja algumas dicas para evitar problemas e aumentar a segurança no ambiente digital:

1- evite acessar sua conta a partir de redes públicas de wi-fi; 

2- mude a senha periodicamente, escolhendo algo que seja fácil para você memorizar, mas difícil para outras pessoas adivinharem;

3- mantenha o antivírus do computador válido e atualizado;

4- não clique em links ou arquivos de origem desconhecida, pois podem se tratar de softwares maliciosos, os chamados malwares;

5- procure acessar apenas sites com certificado digital de segurança (protocolo https).

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, não há porque acreditar que as contas digitais não são seguras. 

Mesmo que as instituições trabalhem continuamente na atualização da segurança digital e transformação do setor através dos avanços nessa área, o usuário também exerce um papel fundamental, e deve seguir as orientações para ampliar sua segurança e de seus recursos financeiros.

Agora que você já sabe mais sobre a segurança digital, aproveite para conhecer a Empreende+ e todos os recursos exclusivos da conta digital do Banco do Empreendedor!